Como saber se meu “nicho” saturou?

Como saber se meu “nicho” saturou?

A verdade sobre a saturação dos nichos e por que tantas empresas pararam de vender como antes. A resposta: falta de criatividade.

A verdade sobre a saturação dos nichos e por que tantas empresas pararam de vender como antes. A resposta: falta de criatividade.

Duda Bueno

Duda Bueno

3 de fev. de 2025

3 de fev. de 2025

Vamos ser sinceros, quantas vezes você já se viu levado pela trend e pensou: "Nossa, já vi três vídeos desses, vou fazer também!"? Essa linha de pensamento, a longo prazo, faz com que sua criatividade seja capada, castrada, aniquilada e enterrada em um abismo.

E o pior é que talvez você nem saiba que já esteja nessa fase.

Se você leu até aqui, provavelmente está esperando uma lista que diga: "Você saturou por causa dos impostos, do governo, daquele seu funcionário que deu problema ou porque a culpa é do Elon Musk."

Mas a verdade é uma só:

Nenhum nicho satura. Leia essa frase de novo.

Nenhum. Nicho. Satura.

O que sai de moda é a sua marca, e não o produto. A Pirâmide de Maslow nos mostra as necessidades e prioridades básicas dos seres humanos – desde as fisiológicas até as de prestígio e autoafirmação. Portanto, se o seu produto é para um humano e atende a QUALQUER uma dessas categorias nos tempos atuais, isso significa que ele ainda é validado pelo mercado.

Pensa só: no início, tochas com fogo eram usadas para iluminar. Depois vieram as lamparinas. E então chegaram as lâmpadas, que continuam evoluindo (LED, fluorescente e suas variações). O ponto é: a demanda continua a mesma, mas os produtos se tornam “moda” conforme as marcas se reinventam.

Agora que você entendeu e parou de culpar a astrologia e superstições, podemos avançar para:

5 formas de saber se sua marca saturou – ou melhor, se perdeu em um mar de cópias

  1. Seu público mudou demais e você nem percebeu – Eles ficaram irreconhecíveis e sua marca, irrelevante.


  2. Seu engajamento despencou e nem tráfego pago resolve – Se o público não interage organicamente, pagar por visibilidade só adia o problema.


  3. As pessoas não querem mais falar, postar ou divulgar que compram seus produtos – Quando sua marca perde o fator “cool”, o boca a boca desaparece.


  4. Seus clientes te trocariam facilmente por um concorrente mais chamativo – Se a única coisa que te segura no mercado é o hábito do cliente, você está por um fio.


  5. Qualquer um pode ser seu concorrente, porque seus diferenciais ficaram fracos – Se você não tem mais algo único, está competindo apenas por preço.

A urgência que sua marca precisa entender agora

Se você não resolver isso logo, a falência será apenas uma questão de tempo. Sua marca não vai desaparecer de um dia para o outro, mas vai se tornar irrelevante. Seu público vai começar a te ignorar. Seu tráfego vai ficar cada vez mais caro. Suas vendas vão cair sem explicação aparente.

E aí, quando você perceber, não vai ser mais uma questão de crescimento. Vai ser uma questão de sobrevivência.

"O branding não é o que você diz sobre sua marca, mas o que os outros dizem sobre ela." – Marty Neumeier

Se você quer reposicionar sua marca antes que o mercado te esqueça, a Blizzer pode te ajudar a transformar esse problema em solução.

Instagram
Instagram
TikTok
TikTok
LinkedIn
LinkedIn
Behance
Behance
Instagram
Instagram
TikTok
TikTok
LinkedIn
LinkedIn
Behance
Behance